Principais alérgenos e como evitá-los

As alergias são uma resposta do sistema imunológico a substâncias estranhas ao corpo, chamadas alérgenos. Essas substâncias podem ser encontradas em alimentos, pólen, poeira, pelos de animais e muitos outros elementos do nosso ambiente. Neste artigo, discutiremos os principais alérgenos e como evitá-los, a fim de minimizar os sintomas e melhorar a qualidade de vida de quem sofre com alergias. Estude mais sobre o tema neste site externo que escolhemos para você. Vacina para alergia, continue sua jornada de aprendizado!

Alérgenos alimentares

Os alérgenos alimentares são substâncias presentes em determinados alimentos que podem desencadear reações alérgicas. Os alérgenos alimentares mais comuns incluem leite, ovos, trigo, soja, crustáceos, peixes, amendoim e nozes. Para evitar esses alérgenos, é importante ler os rótulos dos alimentos com atenção e evitar o consumo de ingredientes suspeitos. Além disso, é recomendado ter cuidado ao comer fora de casa, perguntando sobre os ingredientes utilizados na preparação dos pratos.

Alérgenos respiratórios

Os alérgenos respiratórios são substâncias encontradas no ambiente que podem ser inaladas e desencadear reações alérgicas. Os principais alérgenos respiratórios incluem ácaros, pólen, mofo e pelos de animais. Para evitar esses alérgenos, é importante manter a casa limpa e bem ventilada, evitando o acúmulo de poeira e umidade. Além disso, utilizar capas antialérgicas em colchões e travesseiros, aspirar regularmente tapetes e cortinas e manter animais de estimação fora do quarto podem ajudar a reduzir os sintomas alérgicos.

Alérgenos de contato

Os alérgenos de contato são substâncias que causam reações alérgicas quando entram em contato com a …